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Net Promoter Score – NPS

O Net Promoter Score (NPS) é uma métrica que avalia o grau de satisfação e fidelidade dos clientes com a empresa. Essa ferramenta é vital para o sucesso de uma empresa, pois permite entender as necessidades do cliente e, consequentemente, aumentar a sua base de consumidores leais.



O que é o Net Promoter Score

O NPS mede a lealdade e a satisfação dos clientes em relação à empresa. É uma métrica que possibilita saber quanto os clientes são fiéis e o quanto estão dispostos a recomendar a empresa para outras pessoas.

Vantagens

Desvantagens


  • Simples e fácil de aplicar

  • Resultado padronizado



  • Não avalia detalhadamente a experiência do cliente

  • Não fornece informações sobre a performance da empresa em relação aos concorrentes



Como funciona o NPS?

A metodologia consiste em uma única pergunta: "De 0 a 10, qual é a probabilidade de você recomendar a nossa empresa para um amigo ou colega?". A metodologia divide os clientes em 3 categorias: promotores, neutros e detratores.

0-6

Detratores

7-8

Neutros

9-10

Promotores


Calculando o NPS

Para calcular o NPS, subtraímos o percentual de detratores do percentual de promotores. O resultado varia de -100 a 100, e quanto mais próximo de 100, melhor é o desempenho da empresa.


Exemplo: se 40% dos clientes são promotores e 10% são detratores, o NPS será 30% (40% - 10%).


Benefícios do uso do NPS

O NPS ajuda a empresa a entender a percepção dos clientes em relação aos seus produtos e serviços. Com essa ferramenta, é possível tomar decisões estratégicas para melhorar o desempenho da empresa.


Maior Retenção de Clientes

Crescimento Sustentável

Fidelização

Os clientes satisfeitos são mais propensos a permanecer como clientes fiéis.

Clientes felizes tendem a gastar mais e comprar mais frequentemente.

Clientes leais são mais propensos a indicar a empresa para outras pessoas, aumentando a base de consumidores.


Limitações do NPS

O NPS tem algumas limitações quando se trata de medir a satisfação do cliente. Essa metodologia não é a melhor opção para obter informações detalhadas e específicas sobre a experiência do cliente.

O NPS não oferece informações suficientes para a tomada de decisões complexas de marketing.

É uma métrica muito genérica e pode não refletir a realidade de certas empresas.


Conclusão e Recomendações

O NPS é uma ferramenta útil para medir a satisfação e a lealdade dos clientes, mas não deve ser a única métrica utilizada. Essa metodologia deve ser complementada com outras ferramentas de avaliação para obter uma visão mais detalhada da experiência do usuário e tomar decisões mais precisas.


 

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